• SABE,

    QUE A NATUREZA FORNECE O MELHOR PLANO DE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DE AUTOMÓVEIS MODERNOS.
    Johannes Barckmann.
    ir para a história

  • FAZEMOS,

    COM QUE AS PESSOAS EM TODO O MUNDO SE SINTAM UM POUCO MELHOR  AO VIAJAR.
    Ralf Fröhling, Patrick Mc Fadden, Robert Gastl.

  • FAZ

    COM QUE A SEGURANÇA DE PEDESTRES COMECE NÃO SÓ NA ESTRADA COMO DESDE O AUTOMÓVEL.
    Maren Finck.
    ir para a história

  • CONHECE

    A TECNOLOGIA NECESSÁRIA PARA DESENVOLVER O PRAZER DA CONDUÇÃO EFICIENTE A PARTIR DO DESIGN E FUNCIONALIDADE.
    Hans Haug.

EDAG Soulmate.

Quando de repente o melhor Smartphone é o seu próprio carro.

EDAG Soulmate – Wenn das Auto, zu deinem persönlicher Begleiter wird

O Smartphone colocou literalmente as coisas do dia-a-dia no nosso bolso. Silenciosamente ele tornou-se o aparelho universal que tem MP3-player, calendário, máquina fotográfica, enciclopédia, dicionário, e-mail e telefone. Por isso não é de se estranhar que, muitos passam quase o dia inteiro carregando e usando o celular, mas quase não o usam para telefonar. E a monopolização não termina ai, pois através da internet, temos acesso a dados em quase todos os lugares. E com esses dados podemos fazer muito mais que apenas nos informar, interagimos com a tecnologia em rede, conseguimos monitorar a temperatura da nossa sala de estar em casa estando no escritório, verificar o programa da televisão pelo caminho, controlar a quantidade de passos que damos para manter a linha e desta forma o aparelho continuar cabendo no bolso da nossa calça.

É difícil acreditar que há momentos no dia-a-dia nos quais temos que tirar a interface das nossas mãos, e não estamos falando do ambiente de trabalho, pois nele hoje em dia também geralmente permanecemos em rede. Mas mais tardar no carro, quando estamos a caminho do trabalho, temos que guardar o nosso “companheiro de vida”, aquele que costumamos sacar umas 88 vezes por dia.  Isso reflete algo ruim para o carro, que aparenta ficar isolado em tempos que o mundo esta interligado por redes e tecnologias inteligentes. Chegou a hora de quebrar os paradigmas. Chegou o momento de pensar os carros de forma diferente. Chegou o tempo para o EDAG Soulmate.

EDAG Soulmate - Exterieur

Top por dentro e por fora!

O estudo resultante de um projeto em conjunto com a Bosch melhora muito aquilo que comumente se entende sobre mobilidade em rede para o futuro. E isso dentro de um quadro conceitual que não faz apenas a condução ser inteligente, também estabelece novos padrões na flexibilidade do design e nas possibilidades de produção. Seu „amigo da alma“ (Soulmate) baseia-se em sua essência no „EDAG Light Cocoon“, que apresenta a ideia de um inovador processo de impressão 3D de estrutura leve inspirada na natureza, substituindo superfícies por formas tridimensionais muito mais resistentes. Estrutura que leva a reduções significativas no peso – por exemplo, 25 % somente no capô. Da mesma forma como no EDAG Light Cocoon, o Soulmate também tem como “pele” um tecido high-tech especial e translúcido. A “pele” pode ser iluminada pela superfície interior possibilitando a escolha individual da cor externa do veículo. Isso é realizado através de um aplicativo no Smartphone permitindo inclusive enviar sinais de avisos luminosos para dentro e para fora do veículo em situações perigosas.

EDAG Soulmate – Interieur

A tecnologia no interior – um acompanhante diário

Um dos destaques do Soulmate é sua vida interior desenvolvida pela Bosch. Em vez de conceitos de controle exageradamente futuristas, porém pouco práticos ou, ao contrário, úteis, porém esteticamente pouco atrativos, no Soulmate tudo foi concebido com ¨Digital Smartness” nos mínimos detalhes.  Não somente no aspecto visual e funcional mas também no sentido do toque físico.  Com a mais recente tecnologia em controle por gestos e pelo olhar (eye tracking), os elementos de comando do Soulmate são intuitivos e garantem um controle seguro evitando distrair a atenção do motorista. O painel de instrumentos e o console central foram unificados em um único display eletrônico. Seu conteúdo, por exemplo, adapta-se às condições atuais do seu ambiente.  Assim como a agenda e preferências do motoristas também são levadas em consideração.  Se um agendamento for cancelado, o Soulmate altera automaticamente a rota, preferencialmente em trechos de navegação automática, para que o motorista tenha mais tempo livre.  Estes são apenas alguns exemplos de aplicações, desenvolvidos pela Bosch, em que o veículo cuida ativamente do seu motorista.

EDAG Soulmate - Interieur

Quando o carteiro toca a campainha

Além das coisas básica que já conhecemos do Cockpit, o Soulmate consegue, por exemplo, entrar em contato com o Smart Home através da “Internet das Coisas”. Quando o carteiro esta na frente da porta da nossa casa, e nós ainda estamos no trânsito, o Soulmate assume totalmente independente do Smartphone a comunicação e avisa o condutor que estão tocando a campainha na sua casa. Graças a uma técnica moderna e inteligente, o carteiro pode entrar num local protegido da casa e deixar as correspondências.

Adicionalmente a Bosch implantou no veículo um Display “neoSense”, que da ao condutor a sensação de manusear sobre um Touchscreen com botões mecânicos. O aparelho consegue gerar diferentes estruturas na superfície e, devido a isso, é possível sentir elementos sobre o Display. Graças a essa tela sensível ao toque fica mais fácil manusear as aplicações de “Infotainment” como navegação, radio ou funções do Smartphone.

Para onde a viagem nos levar

O cenário exemplo do carteiro demonstra claramente para onde a viagem tecnológica deve nos levar. O Soulmate não é um Smartphone móvel (com rodas), tampouco uma interface para o aparelho móvel final.    Ele é, falando literalmente, um assistente e companheiro de vida – eis a alma gêmea – que vai facilitar a vida do condutor em várias áreas da vida. Seja em relação à comunicação ou ao comando de tecnologias inteligentes e interligadas – o Soulmate transfere a ideia do Smartphone como um faz-tudo universal para as ruas e garante que a mobilidade finalmente se encontrará com o móvel e estes se completarão, assim como ocorreu há tempos com o telefone e o Software. E assim como telefonar não é mais a atividade principal no uso do celular, considerando as tecnologias e conceitos mostrados no Soulmate, podemos imaginar um futuro em que dirigir não seja mais a atividade principal no uso do veículo automotor.

Hoje em dia muitas pessoas se ocupam mais com o Smartphone do que em conduzir – isso é um risco. Portanto, é muito importante achar soluções no futuro que não restrinjam a nossa necessidade de mobilidade e de interconexão – networking – mas que sejam melhorias significativas e que deem mais segurança ao dirigir. Neste sentido, o EDAG Soulmate não somente é uma possível solução, mas talvez seja o passo para a evolução automobilística, que finalmente fará a junção perfeita entre dirigir um veículo e o conforto do dia-a-dia digital. Um Soulmate que, dentro de um contexto técnico que leve em consideração as possibilidades de criação, a eficiência econômica e a utilização inovadora dos recursos, escreverá as novas páginas da história.


EDAG Soulmate – Making of

(42 MB / 03:36 min)