• Luz solar no tanque

    Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

  • EDAG SOULMATE

    QUANDO DE REPENTE O MELHOR SMARTPHONE É O SEU PRÓPRIO CARRO

  • VAMOS RECARREGAR MAIS UMA VEZ

    POR QUE O SMARTPHONE MUDOU O TRÂNSITO

  • MANUFATURA ADITIVA

    COMO O "EDAG Genesis" COLOCOU O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO DE CABEÇA PARA BAIXO

29/08/2017

Presença marcante no mercado brasileiro

A EDAG do Brasil comemora seu 25º aniversário em São Bernardo do Campo

A EDAG do Brasil agora já conta com mais de 200 colaboradores
A EDAG do Brasil agora já conta com mais de 200 colaboradores

São Paulo / Wiesbaden  Muito antes do primeiro boom no mercado brasileiro, o Grupo EDAG já iniciou suas atividades em São Paulo no final dos anos 80. Neste ano, a subsidiária brasileira completa 25 anos de fundação.
Mesmo para a EDAG, com matriz em Wiesbaden, Alemanha, como um dos maiores e independentes parceiros de desenvolvimento da indústria automotiva do mundo, esse aniversário tem um significado especial:
"A EDAG do Brasil não é apenas a nossa primeira filial fora da Europa, mas, com os seus 25 anos de existência, também a mais antiga presença internacional do Grupo EDAG, que atua hoje em 19 países", disse Jörg Ohlsen, CEO do grupo EDAG.

Hoje, o Grupo EDAG oferece em São Bernardo do Campo um vasto portfólio de serviços no desenvolvimento de veículos e meios de produção.
Mais de 200 funcionários oferecem competências de engenharia nas áreas de design, construção de modelos e protótipos, projeto e simulação, bem como o desenvolvimento de linhas de produção completas. Como fornecedor alemão de serviços de engenharia, a equipe do Diretor-Presidente, Martin Vollmer, se estabeleceu há muito tempo no mercado brasileiro como parceiro sólido entre montadoras internacionais e brasileiras, para o desenvolvimento de veículos completos e linhas de produção. Hoje, renomadas empresas como AGRALE, BMW, DAF, GM, MAN, Mercedes, PSA, Volare e Volkswagen fazem parte dos clientes.

O sucesso da EDAG do Brasil hoje é o resultado de um trabalho contínuo e perseverante de crescimento, combinado com a firme convicção do potencial do mercado brasileiro.

Mesmo antes da fundação da companhia brasileira, o desenvolvimento de derivados de veículos para o mercado local, para a AUTOLATINA, marcou o ponto de partida do compromisso no Brasil em 1989. Estes primeiros projetos altamente interessantes, que exigiram soluções sob medida para o cliente brasileiro e as condições locais, deixaram claro o desejo das montadoras em trabalhar com fornecedores locais. 

A EDAG reconheceu muito cedo a tendência para o fornecimento local, bem como o potencial de mercado existente e fundou sua subsidiária, a EDAG do Brasil em São Bernardo do Campo, como primeiro fornecedor international de serviços de desenvolvimento em 1992. A empresa iniciou suas atividades com uma pequena equipe de oito funcionários e continuou a cooperação de sucesso iniciada na Alemanha com os clientes brasileiros, agora com maior proximidade.

Com a modernização da indústria, a abertura do mercado brasileiro e o crescimento da economia acompanhado de uma onda de investimentos no setor automotivo nos anos 90, outros clientes como a General Motors e Mercedes foram rapidamente conquistados. Além dos vários serviços clássicos de desenvolvimento, a empresa também começou a oferecer serviços na área de manufatura e complementou assim o portfólio de forma decisiva. "Conseguimos estabelecer e comercializar com êxito o modelo de desenvolvimento de produto junto com a engenharia de manufatura, que na Europa já é bem sucedido", acrescenta Martin Vollmer.

O rápido crescimento do mercado tornou também necessários a adaptação e expansão das instalações. Outras instalações foram alugadas para cumprir as demandas e exigencias dos clientes. Durante este período, ocorreu também a mudança tecnológica das clássicas pranchetas de desenho para os primeiros sistemas CAD. Já em 1999, a subsidiária brasileira do Grupo EDAG foi a primeira empresa de serviços de engenharia na indústria automotiva a receber a certificação de qualidade de acordo com a norma ISO 9001.

Ao mesmo tempo, Martin Vollmer concentrou-se no treinamento contínuo e no aperfeiçoamento de seus funcionários brasileiros para qualificá-los da melhor maneira para as exigências cada vez maiores. Já em 1995, um programa de treinamento foi instalado, no qual os funcionários são treinados na Alemanha durante vários meses, e funcionários alemães trabalham alocados em projetos específicos no Brasil. "Este constante e contínuo “Training on the job" e o intercâmbio com nossos engenheiros alemães elevou nosso desempenho e nossa qualificação profissional ao melhor nível possível. Esse princípio sempre funcionou bem e, portanto, continua sendo usado com sucesso até hoje", enfatiza Martin Vollmer.

"Além das nossas excelentes competências e capacidades locais, nossos clientes têm acesso à rede de engenharia internacional do Grupo EDAG, atualmente com mais de 8 mil funcionários", ressalta o CEO da EDAG, Jörg Ohlsen. "A colaboração internacional se mostra em muitos projetos de referência, nos quais a nossa equipe brasileira trabalhou com sucesso em conjunto com as subsidiárias da EDAG na Alemanha, Austrália, Espanha, EUA, França e Inglaterra. Em 2013, o networking internacional foi complementado com a inauguração de nossa subsidiária no México.” 

Os prêmios de qualidade obtidos da GM, VW e Autodata confirmam claramente o alto nível de qualidade técnica da EDAG do Brasil.

Com visão empresarial e uma porção de coragem, a expansão da empresa foi planejada e avançou com a construção de um prédio próprio em 2001. O local foi novamente escolhido em São Bernardo do Campo, uma vez que está estrategicamente perto dos clientes mais importantes. A EDAG conta com amplas instalações de escritórios, área fabril e infraestrutura de TI de ponta incluindo um sistema ‘no break’, atendendo os mais altos níveis tecnológicos e de segurança, que foram referência na época e continuam até hoje sem igual entre os competidores.

O programa INOVAR-AUTO trouxe mudanças que motivaram os nossos clientes globais a uma segunda grande onda de investimentos. A EDAG do Brasil conseguiu destacar-se através de projetos internacionais já implementados com êxito, e conquistou novos clientes como DAF e BMW, na época recém-chegados ao Brasil.

"Nossos mais de 200 funcionários no Brasil enfrentam a constante mudança da indústria automotiva com responsabilidade, dedicação e disposição, criatividade e habilidades empresariais para atender aos requisitos de qualidade de nossos clientes e criar o maior valor agregado possível para eles”, enfatiza Martin Vollmer e acrescenta: "Com esta atitude, encaramos os desafios e riscos de uma indústria que está se reinventando constantemente e atualmente está lidando com temas de novos conceitos de mobilidade como "condução autônoma", "mobilidade elétrica" ou "Indústria 4.0" como oportunidade de continuar nossa história de sucesso no Brasil. Vamos acompanhar esse novo caminho e participar ativamente na sua construção”.

O Grupo EDAG agradece a todos os funcionários da EDAG do Brasil por seu compromisso, sua coragem e seu tempo investido nos últimos anos. Aos nossos clientes parceiros e fornecedores gostaríamos de agradecer sinceramente a excelente e confiante cooperação nos últimos 25 anos e contamos com a futura cooperação em projetos empolgantes.