• Luz solar no tanque

    Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

  • EDAG SOULMATE

    QUANDO DE REPENTE O MELHOR SMARTPHONE É O SEU PRÓPRIO CARRO

  • VAMOS RECARREGAR MAIS UMA VEZ

    POR QUE O SMARTPHONE MUDOU O TRÂNSITO

  • MANUFATURA ADITIVA

    COMO O "EDAG Genesis" COLOCOU O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO DE CABEÇA PARA BAIXO

27/01/2015

ESTREIA MUNDIAL DO CONCEPT CAR "EDAG LIGHT COCOON" EM GENEBRA

Uma concepção mais moderna para o veículo leve do futuro: provocativo, luoco, vanguardista e, sobretudo: absolutamente leve.

"EDAG Light Cocoon". Com o atual 16º Concept Car, a especialista em engenharia EDAG mostra  uma impressionante  perspectiva  do veículo leve do futuro, acompanhada de uma estética extremamente inovadora para o design automobilístico.

O "EDAG Light Cocoon" é uma abordagem visionária de um carro esportivo compacto, com uma estrutura de veículo amplamente otimizada e construída de forma generativa. Sua „pele“ é feita de um tecido resistente às condições climáticas ,esse é o aspecto técnico, o resultado é uma ruptura consciente com os paradigmas existentes. O "EDAG Light Cocoon" polariza e deve quebrar padrões existentes de conceitos automobilísticos.

Para construir este conceito extraordinário e visionário, a EDAG entrou em parceria com o especialista em “Outerwear” Jack Wolfskin. Sua fibra têxtil extremamente leve “TEXAPORE SOFTSHELL O2+” protege o “EDAG Light Cocoon” da influência das condições climáticas. A estrutura orgânica, uma espécie de esqueleto, se torna visível através de uma técnica de iluminação LED instalada atrás do tecido ¨pele¨, colocando sua aparência altamente inovadora perfeitamente em cena.

Depois do sucesso da escultura “EDAG GENESIS” no ano passado, a EDAG continuou concretizando sua visão de uma carroceria inspirada na biônica. “Seguimos a visão da sustentabilidade – da forma que a natureza nos ensina: leve, eficiente, sem desperdícios e, resultando definitivamente em peso reduzido”, esclarece o chefe de Design da EDAG, Sr. Johannes Barckmann. Na concepção do “EDAG Light Cocoon” a carroceria não foi vista como uma superfície fechada , seguiu-se a premissa de prever material somente onde a função, a segurança e a rigidez se fazem necessário.

Depois do sucesso da escultura “EDAG GENESIS” no ano passado, a EDAG continuou concretizando sua visão de uma carroceria inspirada na biônica. “Seguimos a visão da sustentabilidade – da forma que a natureza nos ensina: leve, eficiente, sem desperdícios e, resultando definitivamente em peso reduzido”, esclarece o chefe de Design da EDAG, Sr. Johannes Barckmann. Na concepção do “EDAG Light Cocoon” a carroceria não foi vista como uma superfície fechada , seguiu-se a premissa de prever material somente onde a função, a segurança e a rigidez se fazem necessário.

“No resultado, o “EDAG Light Cocoon” mostra uma resistente estrutura de sustentação ramificada que, apesar da redução de material, atende aos requisitos dos componentes estruturalmente relevantes”, acrescenta Johannes Barckmann.  Para quantificar e verificar o potencial de redução de peso de uma estrutura baseada na biônica, o conceito foi previamente aplicado e calculado no exemplo de uma tampa dianteira de um veículo de série. Obviamente esses conceitos inovadores de veículos leves também devem atender aos requisitos de rigidez de torção e de flexão bem como aos de segurança ao pedestre. Finalmente resultou uma estrutura que se assemelha a uma teia de aranha, composta de perfis de alumínio de diferentes dimensões, os cálculos estruturais no capô confirmaram o  atendimento aos requisitos de resistência bem como a redução de peso de aproximadamente 25%.

Para também obter uma “pele” extremamente leve, os “designers” da EDAG se deixaram
inspirar pela natureza. A folha de uma planta serviu de referência para a inovadora superfície externa da carroceria ,como a película protetora de uma folha vegetal, o “EDAG Light Cocoon” possui uma leve capa protetora de material têxtil. Encontramos o parceiro ideal para o projeto no especialista em “Outerwear” Jack Wolfskin, que forneceu um tecido extremamente resistente ao tempo, elástico e aprovado para a nova “pele” da carroceria. “O fascinante no “EDAG Light Cocoon” é a combinação de duas inovações tecnológicas – a estrutura da EDAG otimizada bionicamente e o leve material resistente ao tempo de Jack Wolfskin chamado TEXAPORE SOFTSHELL O2+.”, explica Elke Stein, diretora de marketing da Jack Wolfskin. “Para nós é uma possibilidade de demonstrar sinais em temas inovativos através do setor de “Outerwear” – para isto a EDAG é o parceiro ideal.”

O TEXAPORE SOFTSHELL O2+ é um tecido de Polyester Jersey de três camadas, extremamente leve, resistente e impermeável, sua excelente elasticidade qualifica o material para poder cobrir exatamente a estrutura biônica do “EDAG Light Cocoon” e colocá-lo perfeitamente em cena. Graças ao conceito de iluminação de fundo de LED, surgiu, com a combinação entre luz, estrutura e tecido, um design de veículo atrativo e novo.  “Mesmo que no momento aparente soar futurístico, a abordagem tem seu próprio encanto: os materiais de Jack Wolfskin sustentam com seu peso mínimo de 19g/m² as exigências de veículos leves otimizadas ao máximo. O TEXAPORE Softshell utilizado é um dos tecidos mais leves com 154g/qm m²” sublinha o EDAG CEO sr. Jörg Ohlsen. “A combinação da estrutura biônica e a impressão em 3D resulta potenciais enormes para os veículos leves do futuro.”

Métodos de produção generativa em impressão 3D poderiam futuramente permitir a implementação de estruturas biônicas.

Que a natureza serve como referência perfeita para produtos técnicos é um fato conhecido , a implementação de estruturas tão complexas, como do “EDAG Light Cocoon”, não era realizável até o momento. Os atuais avanços na manufatura generativa fazem com que esse objetivo se torne cada vez mais possível, motivo suficiente para a EDAG aplicar essas tecnologias no atual EDAG Concept Car. Os potenciais da manufatura generativa são considerados revolucionários para a indústria automobilística: estruturas complexas poderiam ser produzidas sem ferramentas e em apenas um processo, e poderia abrir novos graus de liberdade desconhecidos aos engenheiros. Mesmo que ainda não exista previsão da produção em série para peças estruturais, em alguns primeiros casos, como por exemplo no Interior de um veículo, isto já está perto de ser realizado.
O Grupo EDAG continuará acompanhando de perto a evolução dessa manufatura generativa. O objetivo é desenvolver casos práticos e válidos para o uso no desenvolvimento de peças e produção. Este ano na feira internacional IAA em Frankfurt, os especialistas da EDAG planejaram apresentar diversas opções de capôs com materiais diferentes e métodos de manufatura generativa. “Com o nosso conceito futurístico “EDAG Light Cocoon” queremos continuar estimulando a discussão sobre o caminho futuro do veículo leve e da manufatura automobilística. Como empresa de engenharia, nós nos vemos no dever de realizar a tarefa de, já hoje em dia, nos preocupar com tecnologias do futuro e com novas tendências no desenvolvimento do veículo através de projetos de carros conceitos como o “EDAG Light Cocoon” geramos habilidades intelectuais adicionais nas nossas equipes. Além disso, promovemos a capacidade de achar a melhor solução técnica, pensar de diferentes maneiras e descobrir novos caminhos”, confirma Jörg Ohlsen, CEO da EDAG Engineering AG. “Quem, assim como nós, desenvolve carros para o amanhã, precisa sempre estar com o ponto de vista atento ao depois de amanhã.”

"EDAG Light Cocoon": construção absolutamente leve seguindo o modelo da natureza!

Texto de imprensa
Imagens de imprensa EDAG (300 dpi)