• Luz solar no tanque

    Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

  • EDAG SOULMATE

    QUANDO DE REPENTE O MELHOR SMARTPHONE É O SEU PRÓPRIO CARRO

  • VAMOS RECARREGAR MAIS UMA VEZ

    POR QUE O SMARTPHONE MUDOU O TRÂNSITO

  • MANUFATURA ADITIVA

    COMO O "EDAG Genesis" COLOCOU O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO DE CABEÇA PARA BAIXO

10/02/2016

O „SOULMATE“ – QUANDO O CARRO SE TORNA SEU COMPANHEIRO PESSOAL

A EDAG vai apresentar em 2016, no Salão Automobilístico em Geneva, um “smart car” com o Soulmate. Um carro que se integra completamente ao mundo digital das pessoas.

Daqui a cinco anos o carro vai ser mais do que apenas um veículo que leva às pessoas de um lugar A para um lugar B. Ele vai se tornar um terceiro ambiente vital. Convicta disto esta a Bosch, um dos principais fornecedores automobilísticos do mundo. Os especialistas em desenvolvimento da EDAG também consideram que o carro será completamente integrado ao mundo digital do motorista. A visão connected mobility da Bosch agora se tornou realidade. A EDAG e a Bosch criaram num projeto conjunto o “Soulmate” e agora ele esta sendo implantando pela primeira vez. O interior do veículo mostra de forma impressionante quais possibilidades vamos ter a bordo de um carro conectado, num breve futuro, e como o relacionamento entre o veículo e o motorista vai mudar. 

O “Soulmate” também é um Plädoyer para uma nova forma da construção automobilística leve, pois aposta em tecnologias revolucionárias da área da impressão 3D, respectivamente da manufatura generativa. No salão de Geneva de 2016, no estande da EDAG, vamos celebrar a estrutura do veículo na estreia Europeia. 

Graças ao sistema da Bosch “Internet das Coisas” ele tem contato constante ao seu Smart Home. Se na frente da porta tem um motoboy com uma encomenda, por exemplo, basta um toque no display do veículo, e este deixará o motoboy entrar numa área protegida da casa e irá quitar o recebimento da encomenda. A interação com a tecnologia pode ser assim, tão confortável, versátil e segura. A rede Infotainment não navega o motorista apenas pelo trânsito, ela também é uma ajuda para as tarefas cotidianas. O “Soulmate” viabiliza um acesso sem exceções a serviços online e aplicativos de smartphones.

Além disso, é possível guia-lo através de displays com percepção de tato e gestos – comparando a isso, uma conversar com o passageiro (co-piloto) não poderia ser mais fácil. O exterior do “Soulmate” se apresenta tão orientado ao futuro quanto seu interior. A carroceria do roadsters é baseada num estrutura de esqueleto biônica, revestida com um tecido e produzida de forma generativa. 

Sendo assim, o “Soulmate” demonstra como os veículos do amanhã podem ser desenvolvidos e produzidos de forma “fina”, leve e mesmo assim estável. A estrutura biônica coberta com um tecido permitiu aos desenvolvedores da EDAG iluminar de forma extensiva o interior e exterior do veículo. Por causa disso, o “Soulmate” não interage somente de forma esperta com o motorista, mas também com o mundo exterior. Outros participantes do transito podem, por exemplo, ser advertidos do final de um congestionamento através do exterior iluminado do veículo. Se um motociclista ou algum outro veículo estiverem no “ponto cego”, o “Soulmate” vai iluminar a porta interior com a cor vermelha para alertar o motorista sobre um perigo. Eis uma nova, simples e ao mesmo tempo emocional interpretação do “Car to Car Communication”. 

A EDAG e a Bosch vão demonstrar em Geneva que o carro pode ser muito mais que apenas um meio de deslocamento. Ele vai se tornar um companheiro pessoal para o dia a dia. Ele vai se tornar uma “alma gêmea” que se preocupa ativamente pelo seu motorista. Eis um “Soulmate”. 

EDAG Texto de imprensa
EDAG Press Pictures