Luz solar no tanque

Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

Especialistas da EDAG desenvolvem RangeExtender movido ao sol

Hoje em dia painéis solares no teto não são mais uma raridade. A luz solar capturada é convertida em energia elétrica e consegue abastecer uma casa inteira com eletricidade. As vantagens desta forma de energia sustentável são óbvias – não há flutuações de preços irritantes de fornecedores de eletricidade, temos uma emissão menor de CO2 e o sol como fonte de energia inesgotável. Então porque não podemos usar a força miraculosa da luz e do calor doado por este corpo celeste nos nossos automóveis?

Especialistas da EDAG e do grupo econômico chinês „Hanergy“ levantaram esta questão. O grupo do extremo oriente ocupa-se com energia renovável desde 1994. Pioneiros em células solares de película fina, o grupo com sede em Pequim, procurou no ano passado por um parceiro na área automotiva que pudesse oferecer um design excepcional e know-how de engenharia altamente especializado. O objetivo: construir um show car elétrico com uma área de células solares de 6 metros quadrados, que tenha um caráter único, futurístico e icônico. A Hanergy encontrou isso na EDAG.

Aprender com o desenvolvimento do software

Volker Amelung, gerente geral do projeto, conta sobre os inícios do show car „Hanergy Solar Demonstrator“: „Primeiro tivemos que convencer a Hanergy com um conceito. Devido ao fato de se tratar de um tema totalmente inovador, ficou muito claro para nós, que não poderíamos usar o clássico “modelo de cascata” de gerenciamento de projetos. Sabíamos que tínhamos que pensar diferente. Então nos servimos “da caixa de ferramentas” do desenvolvimento ágil de software e descobrimos o Scrum. O projeto não é mais planejado de A até Z. Demos início primeiramente com uma “estória” para o show car. Depois dividimos o projeto em 12 “Sprints”. De Sprint a Sprint afiamos as especificações do produto e desenvolvemos o show car.”

Hanergy – O sol como fonte inesgotável de energia

A realização aconteceu ao redor do mundo – assim surgiram a definição do veículo, o Exterior Styling e os módulos das células solares em Fulda (Alemanha); o Interieur Styling e o conceito do sistema propulsor em Gaimersheim (Alemanha); ajuste da suspensão e motores foram realizados num campo de testes em Boxberg (Alemanha); e os faróis foram desenvolvidos em Wolfsburg (Alemanha). O projeto e a construção foram feitos na China com o apoio local da EDAG em Xangai. „Pudemos aproveitar de nosso amplo leque de experiência para o projeto „Hanergy Solar Demonstrator““, explicou Volker Amelung. „O apoio das nossas áreas técnicas, seja de iluminação, design de carrocerias ou também da companhia Feysinn, uma marca do grupo EDAG especializada em User Interface Design e Virtual Reality, nos possibilitou realizar o Show Car, desde a ideia até sua finalização, em apenas um ano.“

Dirigir e ao mesmo tempo abastecer – isso somente é possível com a energia solar

O que é especial no Show Car “Hanergy Solar Demonstrator“: Durante a viagem as células coletam os raios solares e carregam a bateria. Desta forma o alcance da viagem é aumentado – quase um “Range Extender” incorporado. Com até 7 metros quadrados de células solares flexíveis de arsenieto de gálio, o automóvel alcança um alto grau de performance: até 1,5 kW em condições de teste padrão com 1000 W/m² e 25°C de temperatura exterior. Com isso o carro pode alcançar até 50 km adicionais com uma bateria inicial cheia. Através de um conversor extremamente eficiente desenvolvido pela EDAG a energia solar capturada é elevada ao nível de tensão da bateria de forma otimizada. Assim o carregamento pode ocorrer a qualquer hora – indiferente se o carro esta em movimento ou parado. 

Hanergy – Veículo movido ao sol

Vários aspectos tornaram este projeto algo muito especial para Amelung: “Primeiramente, tivemos uma grande equipe! Apesar da pressão e da tensão que existe durante o desenvolvimento e construção de um show car, nos divertimos muito. Estávamos também muito ansiosos para ver o automóvel pronto ao final de nosso trabalho! Uma enorme fonte de motivação.”

Durante as próximas semanas e meses o veículo movido à energia solar viajará pela China testando diferentes ambientes. O EDAG „Hanergy Solar Demonstrator“ é um tributo à energia renovável no automóvel e demonstra um território da mobilidade elétrica ainda com grande potencial de desenvolvimento. 

Um projeto extraordinário, que mostra que vale a pena “pensar fora da caixa”. Com o “Hanergy Solar Demonstrator“ a EDAG prova que métodos ágeis de gerenciamento de projetos não são somente utilizáveis para desenvolvimento software, mas também para desenvolvimento de veículos.