• Luz solar no tanque

    Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

  • EDAG SOULMATE

    QUANDO DE REPENTE O MELHOR SMARTPHONE É O SEU PRÓPRIO CARRO

  • VAMOS RECARREGAR MAIS UMA VEZ

    POR QUE O SMARTPHONE MUDOU O TRÂNSITO

  • MANUFATURA ADITIVA

    COMO O "EDAG Genesis" COLOCOU O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO DE CABEÇA PARA BAIXO

Chance of change

A indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial resulta do uso integrado de tecnologias avançadas da automação, de controle e da tecnologia da inovação em processos de manufatura. As diversas tecnologias, como robótica, internet das coisas, manufatura aditiva, sistemas ciber-físicos, impressoras 3D, dentre outras, estarão cada vez mais presentes no cotidiano industrial.

Estas tecnologias 4.0 influenciarão as áreas de relacionamento com fornecedores, desenvolvimento de produto, gestão da produção, relacionamento com clientes e gestão de negócios. A nova revolução interliga máquinas e pessoas em um sistema de produção inteligente, que reduz horas paradas, melhora o desempenho produtivo, otimiza as operações, diminui o desperdício e promove o controle total do negócio.

A partir desta nova realidade, as formas de trabalho serão alteradas, empresas e pessoas precisarão pensar à frente da curva tecnológica, além de fazer o uso intensivo das novas plataformas, só assim se manterão competitivas. Aproveitar as vantagens potenciais da manufatura inteligente e evoluir competitivamente nesse contexto requer compreensão sobre como os aspectos tecnológicos influenciam os atuais ambientes de produção industrial e os futuros.

A EDAG PS é um parceiro operacional e competente em todo o mundo para os OEMs e pioneira na digitalização de processos de produção. No dia 10 de outubro de 2019, no 24º Seminário Internacional de Alta Tecnologia em Piracicaba – SP, a EDAG trará o Sr. Rainer Wittich, CEO da EDAG PS, para uma palestra sobre o tema:

Digitalização da Produção e Produção Digitalizada

O Sr. Wittich tratará de tópicos da Digitalização da Produção nos quais a EDAG avança significativamente oferecendo serviços especializados nestas áreas:

ENGENHARIA MECATRÔNICA
Parte central da palestra de Wittich, engenharia mecatrônica na indústria automobilística da primeira validação do design até a a entrega do produto real com a qualidade desejada;  do primeiro conceito de fábrica até a produção testada e otimizada.

COMISSIONAMENTO VIRTUAL
Durante o comissionamento virtual verifica-se a funcionalidade completa do sistema de meios de produção, incluindo todas as interfaces de atuadores e sensores, acoplando os sistemas de controle (CLP) reais à fábrica virtual, ou seja ao modelo matemático da fábrica no computador. 

FÁBRICA INTELIGENTE
A fábrica do futuro é verde, modular, sem papel, colaborativa e preditiva.

FÁBRICA VERDE
Planejamento da fábrica e do processos de produção sob o aspecto da eficiência energética.

FÁBRICA SEM PAPEL
Flexibilidade organizacional, respostas rápidas e com dados atualizados, eficiência e produtividade, segurança e conformidade são alguns dos ganhos na substituição do papel por meios digitais.

ROBÔS COLABORATIVOS
A cooperação perfeitamente coordenada entre robôs e humanos, colaboração homem-máquina, possível por meio de robôs colaborativos e sensíveis, equipados com sensores especiais para evitar acidentes e ferimentos ao pessoal.

MANUTENÇÃO PREDITIVA
Através da análise dos dados coletados durante o processo de produção utilizando sensores e os sistemas de controle, determina-se por meio de algorítmos aplicados as ações de manutenção no momento ótimo, reduzindo riscos e custos.

GÊMEO DIGITAL
O gêmeo digital é a imagem virtual de uma célula ou de uma planta de produção inteira, incluindo seus recursos, os produtos a neles manufaturados e os processos que os regem. O gêmeo digital pode ser usado para simular os processo de produção, identificar potenciais de melhorias, testar modificações, minimizar riscos aumetando a seguraça e a produtividade.

O Seminário conta com palestrantes de renome internacional da academia e da indústria. As palestras serão realizadas nos idiomas inglês e português, com tradução simultânea.
Para mais informações, acesse: https://scpm.eng.br