Create for the best. Be Proruptive!

7 de março de 2017, Geneva/Wiesbaden Desde veículos elétricos, direção autônoma, conectividade, impressão 3D, passando por novos conceitos de mobilidade, até a completa produção interligada da indústria 4.0: Estamos diante de uma inovação completamente nova do produto “automóvel”? A pergunta “quo vadis” da indústria automobilística nunca foi tão legítima como é hoje. Além da discussão sobre a propulsão alternativa, outro tema dominante do salão automobilístico deste ano em Geneva é a digitalização do veículo. Muitas vezes “disruption” é um efeito colateral esperado da mudança digital. O especialista em desenvolvimento EDAG apresenta em Geneva um conceito de engenharia por mais sustentabilidade e rentabilidade: “Create for the best. Be Proruptive”. E prova através disso, que vale a pena melhorar o comprovado sem desistir de tecnologias e métodos modernos.
No estande do grupo EDAG pode-se ver um suposto contraste com o showcar da Bosch e uma Mercedes Pagode, do ano de 1968, restaurada.
O showcar futurístico da Bosch, para a qual a EDAG fez o design e realizou-o, representa uma conexão extensa do veículo com um mundo digital. A Bosch apresenta como o veículo do futuro altamente automatizado irá se desenvolver a terceira esfera da vida, ao lado de nossa casa e do trabalho. A comunicação personalizada entre o carro e o motorista continua a expandir: Novas funções fazem a interligação entre o ambiente, a casa smart, a cidade smart e a oficina mecânica. E elas possibilitam a condução altamente automatizada. Através desta interconexão o carro torna-se o assistente sobre quatro rod

„Nós também nos ocupamos intensivamente com os temas do futuro: Connectivity, HMI, E-Mobility ou o Ethernet do veículo”, salienta Jörg Ohlsen, CEO do grupo EDAG. “Esses recursos irão contribuir para uma condução sucessivamente mais confortável e segura. Porém, não esperamos – principalmente em relação a conceitos de propulsão alternativos – uma ruptura abrupta, mas uma fase de transição, na qual as tecnologias convencionais e novas irão andar paralelamente. Para nós, especialistas em engenharia, isso implica em uma expansão nas perspectivas do mercado e dos volumes. “Como também, da nossa exigência de expandir continuamente com nossas competências e desenvolver novas áreas de negócios.”
Como através dessas novas tecnologias também é possível melhorar a restauração de modelos clássicos, a EDAG demonstra com a Mercedes 280 SL de 1968. O lendário Pagode não foi apenas restaurado impecavelmente, como também atingiu um nível de qualidade superior da época da sua fabricação.
Recursos modernos foram recuperados, para deixar o veículo pronto para os requisitos atuais da tecnologia de segurança.

Proruptivo é quando velhos documentos se tornam digitais.
A aquisição de peças de reposição para a restauração de Oldtimers muitas vezes é um grande desafio e muitas vezes impossível. “Quando peças não estão mais disponíveis, nós criamos novas com precisão usando ferramentas digitais”, informa Jörg Ohlsen. A tampa da porta malas existente, que não estava em uma situação satisfatória, foi digitalizada e comparada ao desenho original. Com essa base, após 49 anos, surgiu um arquivo digital para essa peça, para poderem ser projetadas e fabricadas as ferramentas correspondentes.
Como resultado, foram criados pré-requisitos para a produção moderna e rápida dessas peças, para as restaurações futuras de mais veículos deste modelo. A utilização da manufatura generativa (impressão 3-D) pode trazer grandes vantagens para peças menores no Exterior e no Interior.
Justo em restaurações que só são necessárias para uma peça única, a produção ou impressão sem ferramentas é muito interessante, rápida e tem, principalmente, uma solução de baixo custo. Esses exemplos mostram, que com a tecnologia moderna não podemos somente restaurar e conservar tesouros automobilísticos, mas conseguimos meio que incidentalmente, criar novos modelos de negócios.
Isso é, para nós, pensamento proruptivo.
Proruptivo é quando a manufatura generativa possibilita criar a carroceria de forma mais fácil e flexível
O crescente número de conceitos de propulsão e a elevada quantidade de derivativos de modelos exige flexibilidade máxima para a carroceria do amanhã. Com os modelos de conceitos de carroceria convencionais é difícil alcançar isso, principalmente, economicamente.
A EDAG demonstra com um Spaceframe biônicamente optimizado e hibridicamente fabricado, uma nova perspectiva de como realizar um conceito de carroceria mutável e flexível. O sucesso esta na combinação de nós impressos de carroceria e perfis trabalhados de forma inteligente e convencional. Aqui as vantagens da impressão 3-D podem ser usadas da melhor forma.
As produções de nós diferentes, que são necessários para diferentes derivativos de veículos, podem ser feitas sem ferramentas e de forma econômica, também para pequenas quantidades. Como elemento de união entre os nós impressos servem perfis de aço ou alumínio. O resultado demonstra um estrutura Spaceframe feita bionicamente e otimizada na carg. Usando processos de fixação e sem precisar de ferramentas, futuramente vai ser possível produzir derivativos de carroceria de forma econômica e com a maior flexibilidade. O projeto foi realizado em conjunto com o Laser Zentrum Nord (Hamburgo), Concept Laser (Lichtenfels) e BLM Group (Levico, Itália).
INSTALAÇÕES
Instalações perto de você

O seu contato na EDAG:
EDAG do Brasil Ltda.
Av. do Taboão 1195
CEP 09655-000 São Bernardo do Campo, SP
A nossa hotline
Tel.: +55 11 4858 0740
Fax: +55 11 4173 96-08
E-mail
