• Luz solar no tanque

    Como os métodos de desenvolvimento ágeis ajudam a superar o medo da autonomia dos carros elétricos

  • EDAG SOULMATE

    QUANDO DE REPENTE O MELHOR SMARTPHONE É O SEU PRÓPRIO CARRO

  • VAMOS RECARREGAR MAIS UMA VEZ

    POR QUE O SMARTPHONE MUDOU O TRÂNSITO

  • MANUFATURA ADITIVA

    COMO O "EDAG Genesis" COLOCOU O MUNDO AUTOMOBILÍSTICO DE CABEÇA PARA BAIXO

Em foco 06/2017: Para um futuro sem congestionamento

EDAG desenvolve veículos com inteligência de enxame para uso urbano

O Collectivio foi o 1° Live Engeneering Project na história da IAA, que foi feito pela EDAG de Wiesbaden e apresentada em Frankfurt. O objetivo do projeto era criar um automóvel-robô inteligente, que não servisse somente para transportar pessoas, mas também oferecesse outras funcionalidades para o trabalho, tempo livre e prazo de entrega, tudo isto para fazer crescer a condução autônoma.

Durante o processo de criação, o público pode enviar suas ideias para o time de criação da EDAG, com a “hashtag collectivio”, para criar juntos um conceito de mobilidade. Mais de 1.000 ideias foram mandadas via Social Media. Com o método de criação “Scrum”, além de poder captar todo este impulso, capacitou uma prática eficiente e flexível em pouco tempo.

No fim da IAA, o modelo em escala reduzida estava pronto, se movia autonomamente no estande da EDAG e por comando de voz podia realizar seus primeiros pedidos.

O design de um automóvel clássico teve grande importância, como também os novos elementos de controle via voz e sensores. Também foi discutida a pergunta sobre o custo do automóvel. A opção de reduzir o preço poderia ser feita, por exemplo, pela liberação de dados pessoais. Assim agências de propaganda poderiam usar estes dados para suas propagandas, podendo assim tornar possível à mobilidade sem custo.

Muitos designs foram feitos e mudados conforme as ideias recebidas e por fim escolhida por meio de votação na Social Web. “O feed back da community mostrou aparentemente, que as pessoas desejam mais conforto e uma atmosfera descontraída no Collectivio; Esportividade e agilidade não eram prioridade”, disse  o designer Tom Hasenauer.

Ficou interessado sobre o assunto? Visite nosso site ou entre em contato com comercial[at]edag.com.br  para mais informações.